O que é Rádica e Lâminas Pré-Composta?


Em primeiro lugar temos as Lâminas Naturais:
Além de madeiras naturais, um diferencial no revestimento de Aglomerado, MDF ou Compensado pode ser as lâminas naturais ou pré-compostas. As vantagens do uso da lâmina natural são os desenhos e a textura natural de cada espécie vegetal, com suas nuances que só a natureza oferece. O marceneiro pode encontrar opções do produto tingido, o que significa ter a lâmina na cor desejada, com seus desenhos naturais preservados. As medidas das lâminas variam de acordo com a madeira escolhida: a largura fica entre 20 e 70 cm; o comprimento a partir de 2,6 m. Podem-se criar lâminas mais largas com um processo de emenda de duas peças.


Rádica Natural:
A Fabricação da rádica é praticamente igual à lâmina reta, só que o seu corte pode ser feito em galhos, forquilhas, raízes e tronco atravessado. Não temos rádicas naturais mais largas do que 18 cm e comprimento de 1,20 m somente as de tronco que pode chegar até 90 cm de diâmetro.


Processo de corte:
A madeira é extremamente selecionada, que são cozidas em caldeiras especificas, fatiadas em guilhotina multi-corte e a secagem em estufas que aquecem e vaporiza simultaneamente. Este processo é demorado e cuidadoso, pois a perda é de 40% na fabricação fora o transporte até chegar ao uso final.


Lâminas Pré-Compostas:
Outra boa opção para a marcenaria é a lâmina pré-composta, que utiliza madeira reflorestada. Seu processo de fabricação é diferente, pois a matéria-prima é fatiada em lâminas finas, que são prensadas e novamente cortadas. Esse processo cria um desenho chamado linheiro, que possui traços paralelos. Quando esse bloco é novamente prensado e cortado em outro ângulo, o traçado se modifica: e temos a lâmina catedral. O processo pode ainda ser repetido várias vezes, o que possibilita uma variação de padrões praticamente infinita. No quarto corte, por exemplo, o desenho cria a lâmina rádica pré.


Cuidados com a Lâmina Pré-Composta.

Armazenagem:

Umidade: O local deve ser ameno. Na temperatura ambiente
Luz: O ideal é que a lâmina fique em área escura e protegida por lona preta; Por este motivo; não deixem seus móveis a luz do sol e evite colocação de utensílio quente sobre eles.

Voltar ao topo da Página
Voltar ao Menu de Curiosidades